"Com muito orgulho, comunico o lançamento do nosso livro. Tive a honra de escrever com o Prof. Lacaz o capítulo cerne da obra, onde apontamos caminhos e possibilidades para a construção de uma política de Saúde do Trabalhador voltada aos trabalhadores da saúde no âmbito municipal. Trata-se de uma política pioneira, a partir de uma grande pesquisa realizada em municípios do estado de São Paulo. Nossos apontamentos se efetivaram na publicação de uma política municipal de um dos municípios estudados, o que mostra a coerência e necessidade dessa proposta. Tanto a pesquisa como o livro foram financiados pela FAPESP.
Indico a obra como importante referência para o campo Saúde do Trabalhador!
Abraços a todos!"
LANÇAMENTOS DE LIVROS
O livro organizado por Francisco Antonio de Castro Lacaz, Patrícia Martins Goulart e Virgínia Junqueira traz importante contribuição para o campo Saúde do Trabalhador. Esta obra aborda a gestão do trabalho, regida pela Reforma Neoliberal, enfatizando as repercussões psicossociais do “trabalhar no SUS”. Para além deste cenário, assume-se postura propositiva, mediante política de proteção à saúde de quem trabalha no SUS, cujo capítulo tem como autora a professora da UFU Dra. Vivianne Peixoto da Silva, juntamente com Francisco Lacaz e sua aluna de doutorado, Patrícia Vechia. Segundo os autores, “a precariedade do trabalho exige superação para além dos Planos de Carreira. Na proposta da Política de Saúde do Trabalhador da Saúde, o SUS é visto como espaço para sua implantação, envolvendo órgãos como Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Vigilância em Saúde, articulados aos conselhos de saúde, perícia médico previdenciária, em ação intersetorial, que supere a fragmentação que hoje caracteriza a ação dessas instâncias”.
Haverá stand de vendas no local
O livro Reflexões e Inovações na Educação de Profissionais de Saúde é o primeiro volume da Série Processos Educacionais na Saúde, cuja proposta é o estudo sistemático e reflexivo de experiências, inovações e considerações construídas a partir de iniciativas educacionais desenvolvidas por um gruo de docentes em programas de graduação e pós-graduação na área da saúde , no contexto do Sistema Único de Saúde – SUS.
O trabalho é expressão viva e expansiva das interações realizadas entre os participantes dessas iniciativas e das reflexões advindas do enfrentamento de desafios trazidos pela interseção entre Educação, Gestão e Saúde.
Assinala-se o esforço centrado numa pedagogia em que o educando deixa de ser espectador do processo educacional, assumindo uma posição ativa na construção de saberes e práticas. Ou seja, de um receptor passivo de informações, o educando passa a ser o protagonista na construção de conhecimentos que ele mesmo virá utilizar para transformar as práticas profissionais no sentido de uma atenção à saúde com qualidade e compromisso social.
Vale, aqui, destacar na Série o seu propósito de fortalecer os movimentos de consolidação do SUS para a superação dos desafios nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação na Saúde. Novos tempos sugerem novas demandas educacionais. Novos educandos e novos profissionais.
Profa. Dra. Vivianne Peixoto da Silva
Profa. Dra. Valéria Vernaschi Lima
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994) e em Educação para Profissionais de Saúde pela Universty of Illinois at Chicago (2001), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Medicina e do Mestrado em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Educação de Profissionais de Saúde Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, organização curricular, currículo orientado por competência, avaliação de estudantes, avaliação de programas de saúde e de educação, gestão da clínica e educação permanente de profissionais de saúde.